Volvo recebe pedido recorde de quase 1.000 caminhões elétricos
O acordo é o maior pedido comercial até o momento para caminhões elétricos da marca, com as primeiras entregas ainda em 2023
Acelerando sua transição energética, a Volvo Trucks assinou uma carta de intenções para vender 1.000 caminhões elétricos até 2030 para a Holcim, um dos maiores fornecedores de soluções de construção do mundo.
Trata-se do maior pedido comercial até o momento para caminhões elétricos da montadora sueca, e os primeiros 130 caminhões elétricos pesados Volvo FH e Volvo FM serão entregues a mercados como França, Alemanha, Suíça e Reino Unido durante o quarto trimestre de 2023 e ao longo de 2024.
A Holcim é uma fabricante global de soluções de construção, com sede na Suíça. Agora, a empresa e seus contratados concordaram, com a Volvo Trucks, em programar a implantação de 1.000 caminhões elétricos Volvo nas operações da Holcim na Europa até 2030.
"A colaboração de longo prazo e um forte compromisso de realmente fazer a diferença são essenciais para tornar realidade as grandes reduções de CO2. Estou muito orgulhoso da parceria que desenvolvemos com a Holcim e dos resultados que estamos alcançando juntos", diz Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Volvo Group.
Com a substituição de 1.000 caminhões a diesel Volvo FH existentes por caminhões Volvo FH Electric usando eletricidade verde em uma rota típica, a emissão de até 50.000 toneladas de CO2 poderiam ser evitadas a cada ano.
Ambas as empresas estão comprometidas com a iniciativa de metas baseadas na ciência, que impulsiona ações climáticas ambiciosas no setor privado, e ambas também são membros fundadores da First Movers Coalition (FMC).
Produção no Brasil
A Volvo Group, divisão de veículos pesados e equipamentos, anunciou no ano passado que está renovando seu ciclo de investimentos no Brasil, o que inclui o desenvolvimento dos primeiros ônibus e caminhões elétricos que serão produzidos no país, previstos para chegar ao mercado a partir de 2025.
A Volvo programou o investimento de R$ 1,5 bilhão em suas operações no país no período de 2022/2025. Os recursos são voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran